segunda-feira, 6 de julho de 2015

O que levar na lancheira para a praia...

Com os dias de calor vêm as bem merecidas idas à praia. 

E se para alguns é significado de férias, descanso e descontração, para outros é sinónimo de stress, preocupação e dores de cabeça. 

Ir à praia pode ser o paraíso, mas rapidamente se tornar num inferno, se fizermos más opções no que diz respeito à alimentação. 


As lancheiras ou geleiras já são um habitué nas praias Portuguesas, mas nem sempre recheadas de opções saudáveis. Sandes, batatas fritas, salgados industrializados, doces, bolachas, cervejas, sumos, refrigerantes, etc, são alguns dos alimentos que geralmente encontramos. 


É possível, comer na praia sem exageros, de forma leve, saudável e saborosa. Na escolha dos alimentos deve ter em consideração que praia e calor, não combinam com comidas pesadas e com alimentos que não aguentam altas temperatura (apesar de estarem dentro das geleiras). 

Tendo em consideração tudo isto, deixo aqui 6 opções saudáveis em detrimento de outras menos saudáveis. 

REFRIGERANTES vs ÁGUA: Durante o período que permanece na praia é fundamental hidratar o corpo. Por isso, opte por água e não por refrigerantes ou bebidas alcóolicas, uma vez que estes pioram o processo de desidratação.

DOCES vs FRUTA: A fruta, para além de hidratar o organismo, sacia a fome e não deixa a sensação de peso no estômago. Sem falar na praticidade. Opte por frutas com casca como maçã, pera, pêssegos, uvas, cerejas e ameixas. Evite cortar a fruta antes de ir para a praia, uma vez que com as temperaturas mais altas a mesma oxida. 

SALGADOS vs SANDES NATURAIS ou QUINOA COM VEGETAIS:  Caso opte por uma sandes natural, evite ingredientes como: maionese, molhos que se podem estragar com o calor, carne e ovos. Escolha ingredientes como tomate, alface e atum. No caso, da quinoa é uma ótima opção porque sacia e é facilmente consumida com uma colher e à temperatura ambiente. 

BATATAS FRITAS vs BATATA DOCE ou PALITOS DE VEGETAIS: O conselho é substituir as batatas fritas por batata doce no forno (pode colocar ervas aromáticas como alecrim, oregãos ou outros) ou então, palitos de cenoura, courguette ou pepino. Para além de serem muito nutritivos, saciam imenso e são super leves e frescos. 


Um último conselho evite comer mais vezes do que comeria num dia normal, se sentir fome ou necessidade de colocar algo na boca, beba água.




Catarina Lopes





Sem comentários:

Enviar um comentário