Apertem os cintos, endireitem as cadeiras... porque chegou a hora de ir às compras e de começar a encher os armários e frigoríficos cheios de coisas boas e saudáveis.
Hoje vou falar de uma alimentação DETOX ou desintoxicante.
Há uns meses atrás comecei a interessar-me por este assunto. E pensei cá para os meus botões...
Mais uma dieta maluca que está na moda e as pessoas vão começar a fazer sem se informarem bem sobre o assunto.
A minha opinião actual não está muito distante da inicial, a única coisa que realmente mudou foi que a dieta detox ou alimentação detox é realmente eficaz se for acompanhada e explicada, e se for feita de acordo com as necessidades calóricas de cada um (fiz um plano para uma amiga e ela já perdeu 7 quilos em 2 meses).
Há muitos mitos há volta das dietas. E um deles é o facto das pessoas só considerarem que estão a fazer dieta quando passam fome e isso é MENTIRA.
A alimentação Detox baseia-se numa limpeza do organismo de doces e gorduras, ou outras substâncias que se vão acumulando ao decorrer do tempo, prejudicando o nosso bem estar e o bom funcionamento do nosso organismo.
A DETOX é então um programa para emagrecer?
Pois bem, o objectivo do programa Detox não deve ser emagrecer e sim desintoxicar o nosso organismo. Mas retirar da nossa alimentação alguns itens como, por exemplo, a farinha refinada, refrigerantes, produtos industrializados,o açúcar, o sal em exagero e as gorduras saturadas, pode ajudar no processo de emagrecimento.
Uma dieta equilibrada, onde vamos ter o pequeno almoço
Onde devemos:
Optar por alimentos integrais
Beber bastante água
Frutas
Carnes Brancas (Frango e Peru)
Legumes e Verduras à vontade
Não abusar do sal. Utilizar o mínimo possível
Não consumir alimentos industrializados
Não consumir refrigerantes ou sumos em pacote
Evitar fumar
Alimentar-se de 3 em 3 horas.
Algumas trocas:
Começar o dia com um belo suco verde ou outro suco sempre sem açúcar é muito mais energético do que começar com um café e um bolo. Este é rico em vitaminas, minerais, nutrientes e principalmente enzimas. Alguns possuem enzimas antioxidantes que melhoram o metabolismo, dando uma sensação de disposição e bem-estar.
As enzimas antioxidantes já são algum tempo alvo de estudo... uma vez que estão associadas a processos anti-aging.
Outro ponto importante em relação ao programa detox é respeitar os ciclos do processo digestivo. Existem 3 ciclos: o ciclo de eliminação (4h às 12h); ciclo de ingestão (12h às 20h) e ciclo assimilação (20h e 4h).
Dicas de Compras:
* Escolher produtos sem agrotóxicos, de preferência orgânicos e da estação;
* Programe as suas compras, ou seja, elabore uma lista do que vai precisar para as suas receitas;
* Nunca vá ao supermercado com fome;
Mas mais uma vez a dieta tem que ser elaborada individualmente, não só porque cada um tem as suas necessidades... mas também porque cada um tem os seus gostos.
Catarina Lopes
Catarina Lopes
Sem comentários:
Enviar um comentário