domingo, 7 de junho de 2015

Efeitos negativos da farinha de trigo refinada

Hoje o tema do post é a farinha de trigo refinada. Mas afinal porque é que a farinha de trigo se tornou uma vilã?


Posso dizer que tento ao máximo evitar este alimento. Ao início tinha uma certa dificuldade porque todos os produtos que compramos (industrializados) têm farinha branca ou farinha de trigo refinada. Mas com o tempo vamos percebendo que as coisas feitas em casa têm mais sabor e são mais saudáveis.   

Mas afinal, porque é que devemos evitar este alimento?

É industrializado, na maioria das vezes genéticamente modificado e não tem qualquer valor nutricional. 

A farinha, em oposição aos grãos de cereais, é fácil de consumir em excesso, pois a maioria dos alimentos à base de farinha exigem pouca mastigação.  Já os grãos de cereais têm uma estrutura rígida, onde escondem uma quantidade gigante de vitaminas, minerais, fito-nutrientes e fibras, o que aumenta não só o processo de mastigação, mas também a saciedade. 

Para além destes factores, o que resta do processo de refinação, é só o pó de amido, perdendo todo o valor nutricional e tornando-se prejudicial para a saúde. 

Portugal consome muito deste alimento, mas se formos perguntar às pessoas, ai e tal, acha que consome farinha branca todos os dias? a resposta vai ser, NÃO. Isto porque as pessoas só relacionam a farinha de trigo com o consumo de pão. 

Na alimentação dos portugueses em todas as refeições consome-se farinha de trigo. Ao pequeno-almoço quase tudo contém farinha, tanto as tostas, o pão, os cereais e as bolachas. Ao almoço são massas, pizzas, folhados, molhos, sandes, wraps, etc. E ao jantar é quase sempre acompanhado de pão. 

Para além disto, relaciona-se o aumento de doenças como, a obesidade, a diabetes, as alergias, etc... com o aumento do consumo de alimentos ricos em farinhas refinadas. COINCIDÊNCIA??  Acho que não. 

Por isso, evite este alimento. Porque ao evitá-lo, está não só a contribuir para a sua saúde, mas também para manter aqueles quilos a mais longe da balança. 

Bom fim de semana
Catarina Lopes


Sem comentários:

Enviar um comentário