quarta-feira, 8 de junho de 2016

Concentração

Como está a sua memória? Sabia que a alimentação desempenha um papel importante na maneira como ela funciona? 




5 alimentos que aumentam a concentração

Já parou para pensar que tudo aquilo que consome pode exercer algum tipo de influência sobre o funcionamento do seu cérebro?

O cérebro é o principal orgão e centro do sistema nervoso central, do nosso corpo. É constituído por milhões de neurónios que respondem a inúmeros impulsos externos. O seu funcionamento é de tal forma complexo que não se sabe ao certo o seu poder.

Existem várias fatores que o detrioram, como a idade, doenças, consumo de drogas e álcool ou até mesmo, uma má alimentação. 

Está estudado que uma má alimentação não é só prejudicial para a “linha”, mas também para as funções básicas do nosso corpo. Fala-se muito dos benefícios de nos alimentarmos de forma saudável, para manter as necessidades do nosso organismo e preveni-lo de certas doenças. Mas  fala-se pouco das necessidades do nosso cérebro.

Algumas mudanças na nossa alimentação, podem ajudar o nosso cérebro, uma vez que certos nutrientes o protegem e ajudam a melhorar o desempenho das suas funções básicas. Fomos investigar e perceber quais os mais importantes para poder incluí-los na sua rotina e melhorar a sua concentração e energia, tanto a curto como a longo prazo.

Para melhorar a sua concentração, e conseguir uma “memória de elefante”, aqui ficam 5 alimentos que podem ajudar o seu cérebro.

1.     Chocolate - O consenso é usar o chocolate amargo, que tem maior concentração de cacau e menos açúcar, ou então o cacau em pó. Basta um quadradinho por dia, para melhorar a oxigenação do cérebro e aumentar as hormonas de prazer e bem-estar do nosso organismo.

2.     Ovo - A gema concentra uma das principais vitaminas benéficas para o cérebro, a colina. A colina estimula a formação de neurotransmissores que trabalham para manter a memória.


3.     Peixe - Os japoneses são mundialmente conhecido pelas suas capacidades cognitivas e pela preservação da lucidez até tarde. Uma das razões apontadas para esta qualidade pode ser o alto consumo de peixe rico em ômega-3, que está associado ao aumento das respostas cerebrais e melhoria da capacidade de aprendizagem.


4.     Frutos secos- Ricos em vitaminas do complexo B, os frutos secos ajudam a manter os níveis de energia, melhoram a memória e auxiliam a comunicação entre os neurónios.


5.     Chá Verde - Esta bebida ganhou destaque entre a comunidade científica por ter um efeito duplo sobre a memória, um mais imediato e outro de longo prazo. Este tem a capacidade de estimular o cérebro e, por isso, permite-nos estar mais alerta. Tem também na sua constituição uma substância (teanina) que ajuda a proteger o cérebro.


Por todos este motivos, vá às compras e introduza estes alimentos no seu dia a dia!



1 comentário:

  1. Adorei este post, muito útil e já agora o blogue também.
    Segui.
    https://dailyvlife.blogspot.pt/
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar