domingo, 5 de junho de 2016

Ovo: amigo ou vilão??

O ovo é um alimento cheio de qualidades nutricionais, mas será que, ao o introduzirmos todos os dias na nossa alimentação, vamos aumentar o colesterol? Neste artigo irei responder a essa dúvida, explicando-lhe tudo sobre as propriedades deste alimento, os seus benefícios para o nosso organismo, e ainda, várias dicas para diferentes formas para o confeccionar.




O ovo já foi considerado o vilão da alimentação saudável. O motivo? Por fornecer aproxidamente 200mg de colesterol. Durante muito tempo pensou-se que o seu consumo era diretamente responsável por aumentar as taxas de colesterol no sangue. No entanto, vários estudos científicos já vieram demonstrar que não é bem assim, e que pelo contrário, o ovo pode até ser um aliado de doenças como, a diabetes, a obesidade, doenças cardiovasculares e a perda de memória.

O colesterol é proveniente do metabolismo das gorduras. Ele circula no sangue e o seu aumento está mais ligado a uma tendência genética, do que propriamente à dieta. Em algumas famílias dá-se alterações a níveis de colesterol, porém a dieta contribui apenas 30% desse aumento.

Os níveis do mau colesterol (LDL) no nosso organismo não estão directamente relacionados com a ingestão de colesterol na nossa alimentação. O aumento dos valores do LDL estão, sobretudo, associados ao consumo de alimentos refinados, de gorduras saturadas e trans, que existem, por exemplo, no leite gordo, em fumados, carnes vermelhas e na manteiga; assim como a estilos de vida sedentários.

A gema do ovo contém substâncias (lecitinas) que metabolicamente impedem a subida da produção de colesterol pelo nosso corpo, e pode inclusive, diminuir a absorção de colesterol no intestino, quando consumido juntamente com verduras e legumes.

O ovo é, hoje, considerado um alimento saudável, completo, de boa digestão e de elevado valor nutritivo. O valor energético do ovo da galinha é de cerca de 143 Kcal por 100g, o da codorniz cerca de 158 Kcal, e o da pata tem um valor um pouco mais elevado, cerca de 185 Kcal.

O seu nutriente principal é a proteína, que é um dos nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Cada unidade (de tamanho médio) tem 5,83 gramas de proteína na clara e 8,4 gramas de proteína na gema. A proteína do ovo é ainda considerada de alto valor biológico uma vez que tem na sua constituição, leucina, isoleucina, valina, histidina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina e triptofano, ou seja, tem todos os aminoácidos essenciais. O triptofano, aminoácido presente no ovo, está associado à manutenção e prevenção da saúde mental, uma vez que é percursor da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar e prazer.

O ovo contém ainda ômega- 3. Este ácido gordo tem uma ação antiflamatória, e ajuda a prevenir alguns tipo de cancro, principalmente o da próstata e o da mama.

Outro nutriente comum nas vísceras animais, mas também presente no ovo, é a colina. Componente do complexo B, preserva as membranas celulares de todas as células do organismo, deixando-as íntegras e permeáveis à entrada de vitaminas e minerais. Para além de otimizar a comunicação dos nervos com os músculos, reduz ainda a acumulação de homocisteína no sangue. Elevados níveis dessa substância estão associadas a doenças do tipo cardiovasculares e Alzheimer.



Assim, das qualidades do ovo podemos destacar:

Benéfico para a visão - Contêm vitamina A, que protege a visão e que faz parte da diferenciação celular e da regulação genética.

Contribui para a construção de estruturas no nosso organismo - A proteína de Alto Valor Biológico (AVB) contribui para a construção das diferentes estruturas do nosso organismo, fazendo também parte da produção de enzimas, hormonas e imunoproteínas, ligadas às nossas defesas.

Protetor dos ossos e dentes - O fósforo disponível no ovo contribui para a formação dos ossos e dentes, intervindo também em diferentes reações químicas.

Conservação ideal e segura
A melhor forma de se proteger contra a salmonelose é prevenindo as situações de risco. Desta forma deve ter em atenção:

- Utilizar embalagens novas. Não reutilizar as embalagens dos ovos, para evitar a contaminação de uns alimentos para outros;
- Conservar no frigorifico. Os ovos devem ser conservados no frigorifico. Mas tenha atenção para os deixar longe da porta, devido variações de temperatura que acontecem sempre que esta é aberta;
- Ovos com bom aspeto exterior. O ovo deve ter a casca limpa e sem rachas. Caso esta tenha sujidade não o deve lavar, uma vez que o ovo possui uma membrana natural que o protege das bactérias;
- Preparar os ovos de forma segura. Quanto mais tempo os mantiver ao lume, mais seguro será;
- Higienizar. Lavar as mãos, os equipamentos, os utensílios e a área onde esteve a trabalhar com água quente e detergente após manusear os ovos.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Ola! Adorei o artigo e espero mais destes! Gostaria de saber quantos ovos poderá consumir alguém com predisposição genética para colesterol alto. Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Olá Catarina, adorei o artigo! Mas tenho uma pergunta: como se deve transportar os ovos cozidos? Com ou sem casca? Obrigada :)

    ResponderEliminar
  4. Olá catarina, precisava mesmo de um post como este. eu gosto muito de ovo, e como é baixo em hidratos de carbono , aposto muito nele. No entanto a maioria das pessoas dizia que comer ovo muitas vezes á semana não fazia bem ...
    Beijinhos, já estou a seguir

    http://de-andreia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar