quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Doces de fruta (compotas)


Sabemos que no que diz respeito à escolha de produtos pouco saudáveis, todos ficamos de certa forma confusos. Mas dentro desses mesmos produtos existem opções! Umas melhores que as outras. 

Ok, Senhora Doutora Nutricionista, o chocolate faz mal, os doces e as bolachas também... Mas e se eu tiver vontade de comer uma bolacha, um chocolate, uma compota de fruta... Será que não existe uma maneira de fazer isso sem sentir tanta culpa? 

Hoje o tema é esse, comer uma bela tosta, crepe, pão com um bocadinho de compota, evitando um pós-sentimento de culpa e mantendo o equilíbrio do organismo. 

Como já disse mil vezes, não sou nada extremista, aliás adoro uma compota caseira (feita pela avozinha, no meu caso) de pêra e tomate, e podem ter a certeza que são estas que têm mais quantidade de açúcar ou não vá a netinha achar que não está doce! 

Mas afinal, quando vamos ao supermercado como é que podemos escolher a melhor compota, a mais saudável?!

Existem 2 tipos principais de doces/compotas no mercado:

- Sem adição de açúcar;

- Com adição de açúcar. 


Sem adição de açúcar: Neste tipo a pergunta mais frequente é se têm ou não têm açúcar?  Muito sucintamente, têm açúcar, mas é o açúcar natural da fruta da compota, ou seja, temos uma compota de morango (como mostra a imagem ao lado), os morangos têm na sua constituição frutose (açúcar da fruta) e por isso, vamos ter uma compota sem adição de açúcar, mas com um alto valor de Hidratos de Carbono (açúcares) porque é feito de fruta. Outro ponto importante, é ver a lista de ingredientes dos doces. 

Exemplo: A compota de morango deveria ter como ingrediente principal o morango... 
Será que esta da imagem tem? 
SIMMMMMM

Portanto, podemos concluir que o doce/compota PRISCA é uma boa opção. 


Com adição de açúcar: A frase diz tudo, se têm açúcar, à partida, são piores que os outros... 




Agora, há uns que estão a tentar passar por saudáveis e na realidade não são. 
Nas compotas sem adição de açúcar, eu falei da frutose (açúcar da fruta), a questão é que ela só é boa se não for adicionada como se vê na imagem abaixo. E onde o principal ingrediente em vez de ser morango (como vimos acima) é a frutose, ou seja, Frutose = Açúcar, é o açúcar o principal ingrediente. 



Óbvio, que há outras marcas boas e outras marcas menos boas... 
Estas são a que normalmente encontro nos supermercados que vou . Mas com as dicas acima é uma questão de ler o rótulo e ver se entra na categoria dos sem adição de açúcar ou dos com adição de açúcar. 

Catarina Lopes

1 comentário:

  1. Obrigada pela dica!
    Andava à procura de sugestões de boas marcas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar