sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Bom Fim de Semana e Bom Carnaval

Bom fim de semana e bom CARNAVAL...



A 3 dias desta data tão importante (pelo menos aqui no Brasil) animada, divertida e descontraída, somos aliciados a comer mal e a cometer exageros. 

Por isso... 
Have fun but not too much


Catarina Lopes

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Paixão emagrece amor engorda (Crónicas e Receitas)

Hoje trago-vos uma sugestão de leitura....

Sou completamente viciada em livros e quando são sobre alimentação, nutrição e estilo de vida, não resisto a gastar uns reais/euros e comprar tudo o que me aparece a frente.

PAIXÃO EMAGRECE AMOR ENGORDA é uma mistura de filosofia e culinária. 



O livro reúne 30 crónicas de Sonia Hirsch com pensamentos sobre a vida, o amor, a saúde e, principalmente, sobre a influência que os alimentos têm no nosso estado de espírito (Alegria e Tristeza) e no nosso bem estar.

O ingrediente principal deste livro é o estilo descontraído, em tom de conversa, como se a autora estivesse a falar com o leitor na cozinha enquanto prepara o jantar. Ela reflecte sobre temas importantes com suavidade e bom humor, e apresenta tudo o que aprendeu nas áreas de saúde e nutrição. 

Aqui fica um trecho para nos deixar com água na boca... 

"No início, a paixão emagrece. Ainda que o exercício seja só desfolhar o malmequer, ou apertar o celular com força, o coração dispara tanto que qualquer coisinha vale por 10 aeróbicas. E a verdade é que paixão recém-nascida é melhor que qualquer comida.

Seu apetite só pode ser saciado por coisas que não engordam: pele roçando na pele, mão esbarrando na mão, olhares que dizem tudo, beijos suspensos nos lábios. Muitas dúvidas - será que é paixão correspondida? Estará mesmo livre aquele coração?

O sono diminui, a adrenalina corre proporcionando reflexos rápidos, os olhos brilham. Dançar, cantar, dar risada, tudo o que é bom fica fácil. E o corpinho? Afina. Cada suspiro consome 100 calorias.

Até que, de repente, o desejo se realiza. Bem-me-quer, bem-me-quer! As bocas recheadas de beijos, a vida uma roda-gigante, comer para quê se o bom é amar, amar, amar? Noites movimentadas e dias à espera das noites: desnecessário também dormir. O sonho já virou vida e a vida virou estar junto. O resto se ajeita entre um encontro e outro, um telefonema e outro. Se não me engano foi Freud quem disse: paixão são dois náufragos agarrados na mesma tábua. Magros.

Aí, passado algum tempo, a paixão começa a se transformar em amor. Nossos náufragos chegam à segurança da ilha e resolvem cuidar juntos da vida, construir uma cabana e arranjar coisas para... comer. Afinal, eles merecem! Conquistaram o coração um do outro, isso não acontece todo dia, e tome celebração. É café na cama aqui, almoço ali, ceia acolá, uma viagem de férias cheia de comidas típicas, bebidas deliciosas, sobremesas fartas, e o prazer da intimidade matinal se prolonga até mais tarde, abrindo o apetite para novidades. Que a novidade já não é o outro, mas tudo o que se faz junto, tudo o que se gosta, tudo o que se adora. E pode haver algo mais adorável, excitante e gratificante do que descobrir que se gosta da mesma comida?

O amor come, o amor cozinha. O amor chama o amor de minha doçura e dá chocolates caros de presente. Compra vinhos, queijos e outras delícias. Comemora na mesa os sucessos da cama e o passar dos dias, dos meses, do ano - já um ano? Então, festa! Alegria, alegria! E assim o amor engorda.
O amor que engorda põe um olho no espelho e outro no outro, pra ver se engordaram os dois. Bingo. Bochechinhas, pneuzinhos, a cintura apertada pedindo discretamente para desabotoar o jeans... E aí, de duas, uma: ou vão ambos malhar na academia ou começam a
chegar com umas roupinhas novas, larguinhas, mais confortáveis para ficar em casa, grudadinhos, vendo filmes e comendo pipoca.


Os da academia renovam a vida, se animam para um spa, resolvem caminhar de manhã e pedalar aos domingos; conhecem pessoas novas e de repente até se apaixonam de novo um pelo outro. Ou por outros.

Os das roupinhas largas, cada vez mais largas, em breve vão precisar de afrodisíacos. Ostras, lagostas, caviar, fígado, rins, testículos e miolos têm reputação de dar muita energia sexual. Temperos como pimenta, canela, noz-moscada, cravo, açafrão, baunilha e gengibre estimulam a circulação, portanto podem auxiliar o sangue a chegar mais abundantemente às zonas prazerosas. Champanhe tem fama de liberar a libido mais do que qualquer outro vinho, e alguns alimentos são tidos como realmente excitantes: aspargo, aipo e alho-poró por causa da forma, faisão e pombo pelo arroubo amoroso.

Um menu afrodisíaco citado pelo Larousse Gastronomique, a quem interessar possa: sopa de tartaruga com âmbar gris, linguado à moda normanda, filé de rena com creme de leite, pombo jovem assado, aspargos ao molho holandês, salada de agrião, pudim de tutano, vinhos do Porto e bordeaux, e finalmente café.

Se funciona, não se sabe; mas que engorda, engorda." Sonia Hirsch


Catarina Lopes

Espero que gostem!!

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Home made: A nova tendência

Quem nunca ouviu falar da famosa MARMITA?? 

Ou LANCHEIRA??

Se antes era um objecto que caracterizava a nossa infância e as nossas crianças em idade escolar, hoje vemos pessoas de todas as idades a aderir a esta nova moda. 

Poupar dinheiro parece ser a razão principal para o aumento do número de pessoas que levam marmita para os seus trabalhos, faculdades e escolas. Mas não é a única. 

Para além de se poupar imenso dinheiro, agora fica mais fácil comer fora de casa de forma saudável. 

Quantas vezes não quisemos reduzir os fritos, gorduras e açúcares, mas tivemos de ceder porque era a única opção disponível? Pois é, com a MARMITA podemos fazer as nossas escolhas e decidir o que é melhor para nós e para a nossa saúde. 

Nos últimos anos, levar marmita não é mais sinónimo de não ter dinheiro, e sim, da nossa preocupação com a nossa alimentação e estilo de vida saudável. 

Como disse anteriormente, elaborar refeições requer algum tipo de criatividade e aqui não é excepção. 

Elaborar um prato todos os dias da semana tendo em consideração o tempo, a forma de conservação, entre outros aspectos que nos rodeiam, não é nada nada fácil. 

Para nos ajudar já apareceram vídeos e livros que nos dão milhares de ideias de receitas e combinações para uma marmita colorida, saborosa e muito saudável...






Para além da elaboração das refeições, existe outro aspecto muito importante, a forma como as vamos conservar e transportar. 

Neste sentido, já existem marmitas e tupperwares que nos podem ajudar a conservar e transportar as nossas refeições com segurança e com grande praticidade.

SMARTLUNCH

http://smartlunch.wix.com/smartlunch

PEGADA VERDE

http://www.pegada-verde.pt/

VALIRA

http://www.valira.com/valira_pt.html


Espero ter ajudado.

Eu já aderi!!

Catarina Lopes








terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Barras de Cereais sim ou não?



Quando pensamos em barras de cereais, muitos de nós deduzimos que é uma opção de lanche saudável, uma vez que agora já existem as barras light, diet, orgânicas, etc... A verdade é que ainda não é bem a realidade dos produtos que nos oferecem nos supermercados.
CALORIAS dizem muito pouco acerca das qualidades e propriedades dos alimentos e por isso, não nos devemos prender só a isso. 
Às vezes, uma barra de cereais é pobre em nutrientes, mas tem poucas calorias. Será que é isto que se procura numa barrinha?? 
Hummmmmm, acho que não....
DENSIDADE NUTRICIONAL, alguém já ouviu falar ? 
A densidade nutricional são muitos nutrientes importantes e funcionais em relativamente menos quantidade e menos calorias, ou seja, nutrientes concentrados. Mas ao mesmo tempo muito benéficos para a nossa saúde. 
E aqui está a resposta a todas (ou quase todas) as nossas questões em relação às barras de cereais. 
Até ao momento ainda não encontrei uma barra de cereais perfeita (e já procurei bastante), mas encontrei aquelas que têm uma boa densidade nutricional e pouca gordura (afinal açúcares sempre vão existir). 
PODEMOS ENTÃO COMER BARRINHAS MAS TENDO EM CONSIDERAÇÃO O SEGUINTE...
- Ingredientes dos alimentos: Todas as embalagens  listam os ingredientes do produto de forma decrescente, ou seja, os primeiros são os que existem em maior quantidade. Por isso, evitar os produtos em que o açúcar, xarope de glicose, aditivos químicos, corantes e conservantes aparecem nos primeiros lugares. Preferir aqueles que têm em primeiro lugar flocos de aveia, frutas secas, cereais integrais e nozes. 
- Gorduras (Lípidos): Todos sabemos que existem gorduras boas (insaturadas) e gorduras más (trans e saturadas).
Sendo assim, temos de observar estes valores e verificar qual é a melhor opção. Devemos ter sempre 0g de gorduras trans e um valor inferior a 2 gramas de gorduras saturadas. 
Ou seja, 1,7g de gorduras totais, onde 0,9g é de gordura saturada, apesar do valor ser inferir a 2 gramas não é saudável porque o valor de gorduras boas é inferior às gorduras más. 
- Teor de Fibras: Quanto mais melhor, a fibra para além de ajudar na saciedade, dificulta a digestão dos açúcares. 
LOGO...
Total de Calorias: cerca de 120 a 250 Kcal
Proteína: 5 a 10 gramas
Fibra: pelo menos 3 gramas
Sódio: menos de 250mg
Hidratos de Carbono: menos de 10 gramas (muito raro uma vez que todas têm mel e açúcar das frutas) 

Espero ter ajudado
Alguma dúvida é só perguntarem...
Catarina Lopes

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

HUNGRY FOR CHANGE ( your health is in your hands)

Hungry For Change 



Hungry For Change é um filme que fala sobre a obesidade e os produtos diet ou, aqueles produtos (os pós mágicos que já vos falei) que vendem o sonho de se emagrecer rapidamente, as armadilhas genéticas que as pessoas acreditam e caem e a falta de ética das indústrias alimentícias. 

Se tiverem um tempinho livre, acreditem vale muito a pena ver este documentário. 

Para além de ter exemplos práticos do nosso dia a dia, mostra o estilo de vida de pessoas obesas, as mudanças e os benefícios que isso trás para as suas vidas.   

Também mostra especialistas preocupados com as nossas crianças e o seu futuro e como o MARKETING e o DINHEIRO destas grandes industrias alimentícias vendem produtos que não fazem mais que prejudicar a saúde da HUMANIDADE.

Trailer: 


Espero que gostem...

Catarina Lopes



sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Bom fim de semana

Bom fim de semana...

Não se esqueçam, viver saudável inclui estes dois dias maravilhosos que são o sábado e o domingo.

Have fun ....






quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Foodface


Ser-se uma pessoa saudável não é nada fácil. Quantas vezes não damos por nós sempre a comer a mesma coisa, com a mesma cor e aspecto?

Pois é, para se comer bem e saudável é preciso uma pitada de criatividade. Não só na hora de comprar os ingredientes, mas também na hora de colocar no prato. 

Imaginem... se para nós é difícil, quando chega a hora dos nossos filhos, a coisa é mais difícil ainda. 

Somos invadidos todos os dias nas nossas casas com bombas de marketing, a produtos industrializados e cheios de gorduras trans e açucares refinados.   Onde temos bolinhos e bolachas, com brindes, com desenhos de um desenho animado conhecido, com caixas coloridas e cheias cheias de armadilhas para país e crianças caírem. 

Por isso, quando vejo uma iniciativa como esta de um prato, ou um objecto divertido para aliciar uma criança a comer saudável, fico super feliz. 

Não nos podemos esquecer que as crianças de hoje serão os adultos de amanha. E elas muitas das vezes só repetem o que vêem em casa e o que vêem na TV.

Explique a importância de uma boa alimentação, convide-os a ajudar na hora de preparar uma refeição, peça ajuda na hora de ir às compras, faça refeições divertidas e coloridas .... faça desses momentos horas divertidas e ao mesmo tempo educativas. 




Aqui ficam também outras ideias....




quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Mini Tortitas de Milho

Na última viagem a Portugal, fiquei completamente apaixonada pelas tortitas de arroz e mini tortitas de milho.



Para além de serem sem Glúten, são sem açúcares e com baixo teor de Gordura. 

Apesar de existirem em quase todos os supermercados do pais, a versão mini só encontrei no Pingo Doce. 

Uma saqueta (25g) tem 96 Kcal, que é certa de 5% das DR* de uma pessoa normal.  


Estas são uma óptima opção de snack. 

Também podem ser consumidas com doce ou com queijo fresco. 


Catarina Lopes

(*Doses de Referência para um adulto médio que tem por base uma dieta de 2000 Kcal.)

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Salada Tropical

Ingredientes:
- 1/2 pacote de alface americana higienizada (ou mix de folhas)
- 1 peito de frango grelhado e desfiado
- 1/2 de manga aos cubos 
- 4 castanhas do pará (inteiras ou trituradas) 

Modo de Preparação:
- Misture todos os ingredientes e tempere com:
Azeite extra virgem, vinagre balsâmico e sal dos Himalaias. 







Hummmm.... Parece-vos bem?? 

Apesar de ser uma salada, esta contém alimentos de diferentes grupos: o frango (proteína), a alface (vitaminas e minerais), a fruta (frutose e vitaminas) e a castanha do pará (gorduras boas).

Para além de ser uma receita muito simples, é também leve e fresca (para quem está num calor de 40ºC... tipo eu).  


Bom apetite!!

Catarina Lopes

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Frutas Desidratadas

Maçã, morango, ananás,banana, entre outras. 

Estas para além de ser uma opção bastante prática, uma vez que costumam vir em pacotes individuais e o modo de conservação é à temperatura ambiente, também são uma opção muito saudável. 



À venda em praticamente todos os supermercados.



 Mais uma solução para um dos lanches.





 Para além do sabor, o Fruut e a Frubis  não contêm glúten, nem açúcares adicionados, logo podem ser consumidos por celíacos.  

No supermercado podemos encontra-los a um preço bastante acessível.



Catarina Lopes

Lanches = a dor de Cabeça

Quem nunca se sentiu perdido no supermercado que atire a primeira pedra!!!

Temos milhentas opções de barras, de snacks, bolachas, cereais, iogurtes, leites achocolatados, sumos, refrigerantes e pães.


Tantas que até ficamos com a cabeça a roda. 

A questão é que a maioria dessas opções são práticas, mas não são nada saudáveis.

Então em vez de ficarmos com a cabeça a roda, ficamos literalmente com uma grande dor de cabeça.


O que vou levar para o lanche da manhã? O que comer no trabalho com este calor? O que beber nos lanches sem ser refrigerantes?


Todas estas questões surgem-nos ainda por cima nas alturas onde temos menos tempo e menos paciência para pensar, onde a nossa vontade é pegar no primeiro chocolate e barrinha de cereais e comer.


Por isso, vou-vos ajudar nas vossas escolhas no supermercado...



Que comece a aventura!!!

Catarina Lopes








domingo, 16 de fevereiro de 2014

Salada Marroquina

Ingredientes:
- 1 lata de grão de bico
- 1 cenoura ralada
- 1 tomate sem pele e sem sementes cortados em cubos
- 1 laranja sem casca cortada em cubos


Modo de Preparação:
- Misture todos os ingredientes e tempere com:
Azeite extra virgem, limão, sal marinho e cominho em pó. 





Nesta tabela de valores nutricionais não contabilizei os ingredientes do molho (Azeite, limão e sal marinho).

Uma opção mega saudável, rápida, colorida e ao mesmo tempo pouco calórica. 

Catarina Lopes


Exercício Físico = Saúde

A participação numa actividade física é parte importante do processo de crescimento e desenvolvimento de um indivíduo. Além da prevenção de diversas patologias, tais como obesidade, diabetes, hipertensão, o exercício é também  uma forma de lazer que contribui para um melhor desenvolvimento das nossas aptidões e mais fácil integração social, o que leva à construção duma maior auto-estima e confiança, tornando cada individuo mais saudável e feliz.



quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

{Kcalories by Catarina Lopes}

A perda de peso é automaticamente associada à palavra dieta. Ouvimos falar de dietas baixas em calorias, dietas detox, dietas monótonas e restritivas onde o prazer de comer é perdido quase na totalidade.

O que as pessoas não sabem é que podemos seguir outros caminhos. E se eu vos disser que emagrecer pode ser divertido? E se eu vos disser que podemos emagrecer evitando as constates dietas?
Aposto que não sabiam que é possível aprender a ser mais saudável. É uma questão de nos redescobrirmos e reeducarmos.

Há uns anos apercebi-me que sou contra dietasssssss!!!!! Sou a favor de bons hábitos e acima de tudo a favor do equilíbrio. É tão bom ir a um aniversário e poder comer um ou dois bolinhos? Ir a um jantar romântico e comer o que nos apetecer em vez de ficarmos pela saladinha? No fundo tirar partido do prazer que a comida nos pode dar.


Infelizmente, cheguei a conclusão que as pessoas não querem aprender a perder peso com saúde, querem sim, emagrecer como que por magia. Bora lá ingerir um pó mágico e puf ficamos sem 3 ou 4 ou 10 ou 15 quilos. (Impossível!).

O que acontece é que quando vamos ao supermercado a secção “light” é a mais atractiva, será o mais saudável? Será que light significa saúde?

Quem nunca ouviu falar da Roda dos Alimentos... O pilar para uma alimentação saudável.

 
Quanto mais variada for a nossa alimentação, melhor! Diferentes alimentos contribuem com diferentes nutrientes para diferentes partes do nosso organismo. Por isso, mais variedade, mais escolha = vida, corpo, mente mais feliz.

O que quero dizer é que optar por hábitos alimentares mais saudáveis, não implica ter de  abdicar daqueles alimentos menos saudáveis de que tanto gostamos. O importante é que o consumo desses alimentos constitua a excepção e não a regra do nosso dia a dia.

Será que as calorias são o mais importante??

NÃO!! E é isso que quero desmistificar (ou ir desmistificando) com o Kcalories by Catarina Lopes.

Catarina Lopes